Os efeitos devastadores da culpa – Sabá Liberal

Publicado em 20 outubro 2016

36

Tortuoso é o caminho do homem carregado de culpa…

Provérbios 21:8

 

Quem matou o ganso da vovó?

Há algum tempo eu ouvi uma historinha não sei se é verdadeira, mas ilustra bem a tirania da culpa e a liberdade que a confissão produz.

Uma senhora possuía um ganso de estimação. Ela amava e cuidava dele com muito carinho, até que um dia seu ganso apareceu morto e o responsável por esse ato não foi descoberto. A irmã de Paulinho no entanto, viu quando ele estrangulou o ganso da sua vó.

Um belo dia sua irmã pediu para Paulinho fazer algo para ela, mas  ele disse que não iria fazer, ela, porém lhe ameaçou: “Se você não fizer o que  estou pedindo eu vou contar para  vovó que foi você quem matou seu ganso de estimação ”

Paulinho ficou assustado ao saber que o seu segredo não era mais só seu agora, mais alguém também sabia.

A partir daquele dia a irmã de Paulinho começou chantageá-lo. Manipulando e ameaçando sempre que ela queria que ele satisfizesse seus caprichos e desejos.  humilhava-o, dominava-o  ameaçando contar para sua avó quem matou seu ganso. Os anos se passaram e Paulinho se tornou refém de sua irmã.

Não aguentando mais aquela angustiante opressão, Paulinho resolveu procurar sua avó e contar-lhe toda verdade. “Sabe aquele ganso que a senhora tinha e morreu vovó”? Perguntou Paulinho nervoso e apreensivo – “Preciso lhe confessar que fui eu quem matou”, e em seguida rogou: “Me perdoe vovó.” Sua avó o abraçou e beijando-o lhe disse: “eu já sabia meu filho, você está perdoado, querido.” Paulinho deu um abraço forte em sua avó e saiu muito aliviado e saltando de alegria.

Quando sua irmã como de costume, tentou obriga-lo fazer algo para ela e ameaça-lo ele respondeu. “Eu não preciso mais ser dominado por você, eu já contei tudo para vovó” Foi quando finalmente sua irmã perdeu o poder de manipulação.

Que alivio essa simples historia produz na nossa alma, imagine na vida de Paulinho. Quantas pessoas vivem hoje como Paulinho debaixo, da tirania da culpa e do diabo.

A culpa é um dos males que mais atinge e maltrata a humanidade nos nossos dias. A culpa não escolhe raça, cor, idade, posição social. Em todos os níveis e classes sociais vamos encontrar pessoas torturados pela tirania da culpa. Jovens, crianças e adultos e por incrível que parece mesmo dentro das igrejas se encontra ainda um número considerável de pessoas sofrendo com este sentimento. Diga-se de passagem, o índice aumenta cada ano.

 

O que é a culpa?

A culpa do ponto de vista que estamos tratando é um sentimento de mal estar emocional que se manifesta como um promotor de justiça, nos acusando de um erro que cometemos. Ela faz isto de forma persistente e cruel, de modo que não podemos nos livrar dela, onde quer que estejamos, ela vai junto e muitas vezes durante o dia nos interrompe para nós lembrar mais uma vez que o que fizemos foi errado.

O versículo três do salmo 51 escrito por Davi; dá-nos uma ideia nítida do que é a culpa e como ela atua… “e o meu pecado esta sempre diante de mim” ou em outra tradução “… o meu pecado sempre me persegue”.

A culpa originalmente foi projetada para funcionar como um alerta e para agir como proteção. Um tipo de: Opa! Pare não avance.  Um aviso, um dispositivo que acionaria cada vez que algo estivesse errado, mas quando ela é desrespeitada ou ignorada produz estragos enormes na alma da pessoa, assim como um motor de um carro se funde por que o motorista ignorou a luzinha vermelha que piscava no painel.

Porque nos sentimos culpados?

Por que como somos seres humanos fomos dotados de uma consciência, colocada por Deus dentro de cada pessoa com seus valores e o padrão universal do certo e do errado.

O que é a consciência?

Segundo o dicionário Aurélio é um atributo altamente desenvolvido na espécie humana e que se define por uma oposição básica: é o atributo pelo qual o homem toma em relação ao mundo (e, posteriormente, em relação aos chamados estados interiores, subjetivos) aquela distância em que se cria a possibilidade de níveis mais altos de integração. É a Faculdade de estabelecer julgamentos morais dos atos realizados:
 
A culpa se manifesta quando esse padrão universal do certo e do errado que foi colocado por Deus na nossa consciência é violado, o dispositivo é acionado dentro de cada ser humano indicando sua aprovação ou reprovação dos nossos atos, atitudes palavras e pensamentos.

Como em geral a psicologia trata com a culpa?

Os psicólogos em geral no intuito de atenuar o sofrimento de seus pacientes. Tentam mas sem sucesso, absorvê-lo do seu pecado, dizendo que não existe pecado, ou seja, não existe certo ou errado, dizendo que somos livres para fazer o que queremos e o que gostamos desde que isso nos deixe felizes.  Porém lá no fundo a culpa existe é esta atuante.

Efeitos devastadores que a culpa não resolvida pode causar.

A culpa pode causar vários Problemas: emocionais psicológicos mentais e físicos.

A culpa pode levar ao suicídio

A culpa pode levar a um quadro de depressão.

A culpa pode levar a loucura

A culpa os afasta dos relacionamentos familiares e sociais

A culpa mina o desejo de estar com Deus

A culpa atrai demônios e pode levar a pessoa a um estado de processão.

Poderíamos explorar cada um desses tópicos, mas basta apenas dizer que esses e outros efeitos podem se manifestar na vida de uma pessoa carregada de culpa.

É muito difícil conviver com a culpa. É uma tortura, ou melhor, é uma auto-tortura  que nos submetemos quando escolhemos manter algo escondido.

Existem muitas pessoas, infelizmente, vivendo assim. Andam derrotadas, cabisbaixas, fugindo de Deus, fugindo das pessoas. Muitas delas nunca mais foram as mesmas porque escolheram o caminho do Adão. O caminho de se esconder atrás das árvores.

A Bíblia diz em Provérbios 21:8: Tortuoso é o caminho do homem carregado de culpa…

Certo homem resolveu passar um trote em seus amigos e enviou um telegrama a doze proeminentes cidadãos do alto escalão do governo com a seguinte advertência: TUDO FOI DESCOBERTO – FUJA. Dentro de vinte e quatro os doze homens fugiram do país. Ë impossível viver de bem com a vida e sossegado quem tem “culpa no cartório”, a não ser que se resolva da maneira certa. Como se livrar da tirania da culpa? Tem cura para a culpa? Como ser curado da culpa? No próximo capitulo trataremos dessas e de outras perguntas.

 

 

 

Perguntas para refletir

Você se sente culpado?

Algum pecado te persegue? Esta sempre diante de ti?

Você esta sentindo alguns dos efeitos devastador da culpa?

Foi você quem “matou o ganso” e ninguém sabe?

Você é vitima de chantagem de alguém?


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Sugestão de Leitura
Enquete

Deus pode usar a doença para provar uma pessoa?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...
Lista de Links
Copyright 2007-2012, Jota7.com - Todos os direitos reservados.