Deputada Lenir propõe lei que institui o Dia Estadual do Professor Indígena

Publicado em 19 setembro 2016

 

Roraima é o único estado da Federação Brasileira que possui a carreira para professores indígenas. Esse foi um dos motivos que levou a deputada Lenir Rodrigues (PPS) a apresentar o Projeto de Lei nº 105/16, que institui o dia 28 de julho como o Dia Estadual do Professor Indígena. A matéria tramita nas comissões permanentes da Assembleia Legislativa de Roraima.

“O professor indígena, em todo País, se inspira na legislação de Roraima. Então, mais que merecido os professores indígenas, por meio da Organização dos Professores Indígenas de Roraima (OPIRR), terem essa conquista e um dia especial”, defendeu a parlamentar.

A data é alusiva ao aniversário da professora macuxi, militante da OPIRR, Natalina da Silva Messias, que por oito anos foi chefe da Divisão de Educação Indígena (DIEI), da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED). “[…] Tanto lutou para essa autonomia dos povos indígenas, das escolas e o fortalecimento de uma educação indígena específica, diferenciada, intercultural e bilíngue”, reconheceu Lenir.

Atualmente, o Estado possui 523 professores indígenas efetivos, 1.989 contratados por meio de seletivo e 47 do quadro da União, que atendem as comunidades de Norte ao Sul de Roraima. Caso o projeto seja aprovado em plenário e sancionado pelo Poder Executivo Estadual, o dia 28 de julho será celebrado com solenidades que envolvam alunos e sociedade, para enaltecer a profissão.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Sugestão de Leitura
Enquete

Deus pode usar a doença para provar uma pessoa?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...
Lista de Links
Copyright 2007-2012, Jota7.com - Todos os direitos reservados.