Olimpíada de Língua Portuguesa Poemas de alunos da rede municipal seguem para a etapa estadual do concurso

Publicado em 22 setembro 2016

 

A Comissão Municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa selecionou quatro poemas para concorrer na etapa estadual do concurso, dentre alunos das escolas municipais, estaduais e federais sediadas em Boa Vista. As quatro vagas previstas foram conquistadas por estudantes da rede municipal de ensino. Lourivan Pereira, Karyne de Oliveira, Kelry Witória Ferreira e Vitória Lobato Maciel apresentaram os melhores textos no gênero poema e agora concorrerão com os textos dos 14 municípios de Roraima.

 

Este ano, participaram cerca de 57 escolas de Ensino Fundamental. Essas escolas foram inscritas no gênero poema, cujo tema proposto foi “O lugar onde vivo”. A categoria foi destinada aos alunos do 5º ano de todo o Brasil. O concurso começou em abril deste ano com as oficinas de poemas para alunos e professores e com a seleção dos melhores poemas na etapa escolar. Cada escola enviou um poema para a etapa municipal, totalizando 57 textos avaliados, de alunos das escolas municipais e de outras esferas.

 

Lourivan estuda na Escola Municipal Rujane Severiano, Karyne na Ioládio Batista, Kelry na Menino Jesus de Praga e Vitória estuda na escola Professora Glemíria Gonzaga Andrade. Lourivan contou que Português é a sua disciplina favorita, e o poema é parte de seu sonho de ser poeta. O menino explicou que o texto “Parte Norte da Nação”, foi uma espécie de carta convite para quem ainda não conhece o Estado de Roraima.

 

“Muitas pessoas de outros estados não conhecem Roraima e eu fiz uma carta que retrata um pouco da minha história e a do meu estado. Pretendo ficar entre os semifinalistas da etapa nacional e realizar o meu sonho de ser poeta. Estou correndo atrás desse sonho, estou lendo mais e escrevendo mais”, disse Lourivan.

 

Os alunos e gestores se reuniram nesta quarta-feira, 21, com a secretária municipal de Educação, Lucivane Freitas. Na ocasião a secretária ouviu a leitura dos poemas e parabenizou os estudantes classificados. “Venho parabenizar a todos que participaram desta etapa. Graças ao esforço de toda a equipe escolar, tivemos a felicidade de quatro alunos da rede serem finalistas para a etapa estadual. Esse é o resultado do incentivo e da motivação que essa equipe passou para seus alunos”, disse.

 

As gestoras ali presentes ressaltaram a dificuldade que foi para a comissão escolar selecionar os textos dos alunos e escolher o melhor da escola. “Era um texto melhor que o outro, mas tínhamos que escolher apenas um para enviar para a Comissão Municipal. Ficamos felizes porque os nossos alunos mostraram um bom desempenho, até mesmo aqueles que não prosseguiram no concurso”, disse Esmeralda Pereira Silva, gestora da Escola Menino Jesus de Praga.

 

Sobre o concurso

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro está em sua quinta edição. É um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A iniciativa é do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

 

Os resultados da etapa estadual serão divulgados no dia 11 de outubro de 2016. Depois, os poemas finalistas seguem para a etapa regional e nacional. Até dezembro, será divulgado o grande vencedor da edição 2016 da Olimpíada.

 

Confira os alunos e poemas classificados:

 

Aluno (a): Lourivan Pereira Da Silva

Título do poema: Parte Norte Da Nação

Escola: Escola Municipal Rujane Severiano Dos Santos

Diretor (a): Siloé Augusta Lima Da Silva

Professor (a): Josué Rodrigues Da Costa

 

Aluno (a): Karyne Costa De Oliveira

Título: Roraima Terra De Makunaima

Escola: Escola Municipal Ioladio Batista Da Silva

Diretor (a): Uzielita De Oliveira Cardoso

Professor (a): Pâmela Rodrigues De Lima

 

Aluno (a): Kelry Witória Ferreira De Oliveira

Título do poema: Minha Terra, Meu Lar

Escola: Escola Municipal Menino Jesus De Praga

Diretor (a): Esmeralda Pereira Silva

Professor (a): Daniele Silva De Castro

 

Aluno (a): Vitória Lobato Maciel

Título: O Lugar Onde Moro

Escola: Escola Municipal Professora Glemíria Gonzaga Andrade

Diretor (a): Sueli Vieira Feitosa

Professor (a): Alcindo Dos Santos Figueira


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Sugestão de Leitura
Enquete

Deus pode usar a doença para provar uma pessoa?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...
Lista de Links
Copyright 2007-2012, Jota7.com - Todos os direitos reservados.