Projetos de reúso da água serão apresentados em escolas municipais

Publicado em 11 novembro 2016

*A Escola Branca de Neve apresenta projeto pioneiro de reutilização das águas dos bebedouros

 

Nesta sexta-feira, 11, algumas escolas municipais programaram uma Mostra Pedagógica dos projetos desenvolvidos de reúso da água, consumo consciente e sustentabilidade no âmbito escolar. Ao todo, 11 unidades concluíram seus projetos e irão apresentar as iniciativas, os procedimentos adotados e os resultados obtidos. A abertura oficial ocorrerá na Escola Maria Teresa da Silveira Melo, localizada no bairro Jardim Floresta, a partir das 9h30.

 

Participam também as escolas Branca de Neve, Francisco Cássio, Ioládio Batista, Palmira de Castro, Prof. Carlos Raimundo, Valdemarina Normando, Martinha Thury, Delacir de Melo, Profª Amazonas e Raimundo Eloy Gomes. Todas elas desenvolvem sistemas de captação das águas da pia e/ou das Centrais de Ar para irrigação das hortas escolares, jardins, lavagem de pátio e banheiros.

 

É importante ressaltar que a Escola Branca de Neve desenvolve um projeto ainda pioneiro na rede municipal: reúso da água desperdiçada dos bebedouros. Trata-se do “Projeto Água: O processo de mudança começa aqui”, desenvolvido pelos alunos da turma do 1º ano 101. A iniciativa surgiu através de uma pesquisa feita nos três bebedouros da unidade, em que se identificou grande quantidade de água desperdiçada.

 

Por isso, alunos e professores da Branca de Neve criaram um sistema de captação da água, a fim de promover o consumo consciente, com a parceria da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAER). Profissionais da Caer instalaram hidrômetros nas saídas dos bebedouros para medição da água que seria desperdiçada, mas, com um recipiente feito de garrafa pet e EVA, o armazenamento é feito e reutilizado para regar as áreas verdes da escola.

 

Os alunos acompanharam todo o processo de instalação dos hidrômetros, assistiram a palestras com os técnicos da CAER, realizaram uma visita técnica à instituição e fizeram atividades na sala de aula e na sala de informática.

 

As escolas municipais Maria Teresa Maciel, no bairro Jardim Floresta, e a Valdemarina Normando Martins, no bairro Nova Cidade, foram as pioneiras nessa iniciativa de reúso da água. Seus projetos viraram modelos para outras 18 escolas incluídas no projeto municipal intitulado“Implantação de Sistemas de Reutilização das Águas das Pias e dos Aparelhos de Ar Condicionados”´ feito em parceria com o Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde e do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua).

 

As demais iniciativas, como arborização escolar, implantação de hortas, viveiros, jardins e expansão das áreas verdes fazem parte do Programa Escola Sustentável, do Governo Federal. Nesse caso, são 42 escolas desenvolvendo variadas ações de sustentabilidade com a efetiva participação dos alunos.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Sugestão de Leitura
Enquete

Deus pode usar a doença para provar uma pessoa?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...
Lista de Links
Copyright 2007-2012, Jota7.com - Todos os direitos reservados.