Guardas civis concluem curso de formação de armeiros com o Exército

Publicado em 01 julho 2016

Guardas civis concluem curso de formação de armeiros com o Exército

Quatro guardas civis municipais participaram de um curso de formação de armeiros, promovidos pelo 1º Batalhão Logístico de Selva (1º Blog) do Exército Brasileiro. Nesta sexta-feira, 1º, os alunos concluíram o curso e agora estão aptos a atuarem na manutenção e gerenciamento de armamentos dentro da Guarda Civil Municipal.

A formação do quadro de armeiros é uma preparação para uma nova fase que a Guarda Municipal vai passar, que é quando os guardas civis passarão a ter o porte de armas de fogo, previsto na legislação. Para o superintendente da GCM, inspetor Murilo Santos, a meta é que os quatro integrantes que se formaram neste curso sejam os responsáveis por levar instruções a outros guardas civis.

“Isso é mais um passo que nós da Guarda vamos passar. Tivemos esta preocupação, pois, se vamos poder utilizar armas, então é necessário que haja um grupo especializado em fazer as devidas manutenções. O Exército prontamente atendeu a nossa solicitação e ministrou esse curso aos guardas. A proposta é que estes que se formaram também sejam facilitadores, levando o conhecimento à frente”, disse o inspetor.

Três militares do 1º Blog foram os instrutores do curso. Foram abordados diversos temas inerentes ao ofício de armeiro, como legislação armamentista, segurança e reserva de armamentos, procedimentos de entrega e recebimento de material, além de montagem e desmontagem de armas como revólver calibre 38, pistola 380 e espingarda calibre 12.

“Não foi abordado apenas como montar e desmontar uma arma. Foi mais além disso. O cursou tratou de toda uma logística em torno do uso do armamento, como gerenciamento e organização das reservas de armamento, a como identificar possíveis problemas e saber como lidar com eles”, afirmou o aspirante de material bélico, Eduardo Damasceno, um dos instrutores do curso.

O guarda civil Djalma Franco esteve entre os alunos do curso. E para ele, assumir uma função como esta será um grande desafio, mas também uma grande honraria aos guardas. “Foi uma grande satisfação ter sido um dos selecionados para este curso, tendo em vista que a Guarda Civil Municipal vai poder atuar com uso de armamento de fogo, pois até então só utilizamos as pistolas Sparks. Então, é preciso ter pessoas capacitadas para a manutenção. E para mim, foi uma grande honra e agora será mais um desafio em nossa carreira”.

Processo em andamento – Em fevereiro deste ano, a Prefeitura de Boa Vista assinou um convênio com a Polícia Federal que concedeu o porte de armas de fogo aos integrantes da Guarda Civil Municipal. No entanto, para que eles possam fazer todos os exames necessários para iniciar a atuação com o armamento, é preciso a conclusão do plano de ações e metas que a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito elaborou.

Este plano de metas prevê ações como avaliações físicas, técnicas e psicológicas para a posse de armas de fogo. “O plano de metas já foi aprovado pelo setor técnico da Polícia Federal e aguardamos apenas a assinatura de seus gestores para que se dê o início da utilização do armamento”, afirmou o secretário de Segurança Urbana e Trânsito, Raimundo Barros.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Sugestão de Leitura
Enquete

Deus pode usar a doença para provar uma pessoa?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...
Lista de Links
Copyright 2007-2012, Jota7.com - Todos os direitos reservados.