Novembro Azul – Prefeitura promove ação de saúde para profissionais da Eletrobrás

Publicado em 24 novembro 2016

05No mês de novembro, há uma mobilização mundial em torno da conscientização do público masculino para o câncer de próstata e também para os cuidados com saúde de forma geral. Todas as unidades básicas de saúde de Boa Vista também se mobilizam para atender prioritariamente esse público, tanto nas unidades como nas empresas e outras instituições que solicitam ações específicas.

Nesta quarta-feira, 23, os profissionais de saúde do Posto Yone Santiago, no bairro São Pedro, atenderam os trabalhadores da Eletrobrás Distribuição Roraima. Mais de 100 colaboradores receberam atendimento médico, odontológico, testes rápidos e orientações sobre o câncer de próstata e a importância do acompanhamento médico.

O enfermeiro Eric Gomes ministrou a palestra e destacou as principais doenças que afetam o público masculino. “A informação é a principal ferramenta para prevenção. Os homens geralmente apresentam maior resistência em procurar ajuda médica, só vão quando a situação está feia mesmo. E quando se fala em próstata, parece que fica mais difícil. Mas a ideia aqui é quebrar tabus por meio das informações e orientações”, destaca.

Para Reginaldo Santos Correa, eletricista, a ação foi bem oportuna. “Muito boa essa iniciativa, aqui podemos tirar várias dúvidas sobre a doença. Já está na época de eu fazer o exame e sou consciente da necessidade”, disse.

A ação foi uma parceria da empresa e a unidade básica de saúde. O gerente da área de responsabilidade social e ambiental da empresa, João Roberto do Rosário, destacou a importância da parceria. “A unidade de saúde fica localizada bem no bairro onde estamos e isso já facilita muito. Aqui a maioria dos nossos colaboradores são homens e com faixa etária específica do público a ser alcançado. Acredito que a informação e orientações médicas são aliadas para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção contra o câncer de próstata”, destaca.

Os homens devem começar a ir ao médico e fazer os exames periódicos anualmente após 18 anos. Até os 40 é importante fazer checkup clínico anual, e após os 40, checkup geral, com os especialistas. As doenças mais comuns entre os homens de 40 anos são as cardiovasculares e o câncer. A maioria delas é difícil de identificar os sintomas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Sugestão de Leitura
Enquete

Deus pode usar a doença para provar uma pessoa?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...
Lista de Links
Copyright 2007-2012, Jota7.com - Todos os direitos reservados.