Olimpíada de Língua Portuguesa Aluno boavistense está entre os semifinalistas

Publicado em 04 novembro 2016

Na voz entonada do aluno Lourivan Pereira, de 11 anos, as letras de seu poema “Parte Norte da Nação” parecem ganhar vida e emoção. Seu texto está entre os 125 semifinalistas na categoria Poema e já está na etapa regional da Olimpíada de Língua Portuguesa, concorrendo com diversos textos de todo o Brasil. Para Lourivan, é um sonho chegar tão longe em um concurso de nível nacional. “Muito feliz por representar o Estado. Agora é se preparar ainda mais, ler e escrever bastante porque essa fase vai ser decisiva”, disse.

Lourivan estuda na Escola Municipal Rujane Severiano dos Santos, no bairro Alvorada. Para os funcionários da escola ele é considerado um aluno prodígio quando o assunto é poema. Sua rapidez na hora de escrever e sua entonação ao declamar fazem toda a diferença. Tanto é que, em eventos da escola ele sempre é convidado para criar e declamar poesias, muitas vezes escritos especialmente para o momento.

“Esse menino é o nosso orgulho. Estamos confiantes de que ele chegue à final no concurso e quem sabe seja o ganhador desta edição. Lourivan é muito talentoso, escreve um poema com muita facilidade, e merece ser reconhecido não só aqui no estado mas em todo o Brasil”, disse a coordenadora pedagógica da escola, Josenira Santos.

O menino contou que português é a sua disciplina favorita, e os versos que escreve fazem parte de um sonho: o de ser poeta. Ele explicou que o texto “Parte Norte da Nação”, foi uma espécie de carta convite para quem ainda não conhece o Estado de Roraima. “Espero que meu texto desperte a vontade nas pessoas de conhecer o nosso estado. Eu escrevi da minha alegria em viver aqui e espero chegar na final”, disse Lourivan, confiante.

Os alunos autores dos 125 textos semifinalistas desta etapa, na categoria poema, e os respectivos professores deverão participar de oficinas regionais presenciais no período de 22 a 24 de novembro na capital Salvador, estado da Bahia. Nesse caso, quem acompanhará Lourivan na viagem será o seu professor-orientador Josué Rodrigues, que esteve com ele desde o início do concurso.

Os encontros desta etapa têm por objetivo ampliar as habilidades de leitura e escrita e o universo cultural dos alunos, além de desenvolver, com os professores, atividades destinadas a contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho docente. No evento, será anunciado o resultado da etapa regional, onde 38 poemas seguirão para a Etapa Nacional, de onde sairá o vencedor da edição 2016 da Olimpíada de Língua Portuguesa.

A Comissão Julgadora Regional será composta por especialistas do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), da Fundação Itaú Social, do Ministério da Educação, das Undimes, do Consed, das universidades públicas e por professores de Língua Portuguesa. Os poemas finalistas seguem para a etapa nacional. Até dezembro, será divulgado o grande vencedor

Concurso: A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro está em sua quinta edição. É um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A iniciativa é do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Este ano, participaram em Roraima 57 escolas de Ensino Fundamental. Essas escolas foram inscritas no gênero poema, cujo tema proposto foi “O lugar onde vivo”. Esta categoria é destinada aos alunos do 5º ano de todo o Brasil. O concurso começou em abril deste ano com as oficinas de poemas para alunos e professores e com a seleção dos melhores poemas na etapa escolar. Cada escola enviou um poema para a etapa municipal, totalizando 57 textos avaliados.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Sugestão de Leitura
Enquete

Deus pode usar a doença para provar uma pessoa?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...
Lista de Links
Copyright 2007-2012, Jota7.com - Todos os direitos reservados.