Prefeitura alerta para a importância do cartão do SUS

Publicado em 29 novembro 2016

Criado para identificar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o cartão representa avanço no atendimento ao público. Hoje, qualquer pessoa que solicita e utiliza os serviços nas unidades de saúde deve portar o documento. Por isso, a Prefeitura de Boa Vista alerta para a importância da apresentação do cartão e documento com foto.

O secretário municipal de saúde, Rodrigo Jucá, destaca que este é um instrumento importante que possibilita a vinculação dos procedimentos executados nas unidades. “Com a utilização do cartão, é possível o acompanhamento da população em todos os seus contatos com os serviços de saúde público e privado. Isso possibilita ainda viabilizar o conhecimento dos problemas de saúde e as demandas por serviços”, destaca.

O uso do cartão permite atendimento mais ágil nas unidades, nos processos de agendamento de consultas, dispensação de medicamentos, consultas médicas e exames laboratoriais. “Os dados do usuário ficam disponíveis no sistema informatizado das unidades, permitindo que os profissionais de saúde possam prestar atenção continuada buscando o histórico clínico do paciente no sistema para um atendimento qualificado”, explica Hilton Bergues, coordenador do Sistema de Informação em Saúde.

O cartão funciona como documento de identificação para o usuário do SUS no ato do atendimento. Todas as pessoas devem se cadastrar, independentemente da idade, bairro de residência, inclusive beneficiários do Bolsa Família. Ainda que a pessoa possua algum plano privado de saúde, ela pode procurar um posto mais próximo de sua casa levando documentos de identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de residência. E emissão do documento é gratuita.

A prefeitura orienta também os usuários que guardem a via impressa do cartão quando fizerem o primeiro cadastro. “O cartão do SUS deve ser guardado e apresentado junto ao documento de identidade com foto, sempre que for utilizar os serviços de saúde”, explica o coordenador.

Novidades – O Ministério da Saúde lançou uma versão digital do cartão. O aplicativo já está disponível para smartphones com sistema Android. Com o aplicativo, os usuários podem indicar se possuem alguma alergia, informar se fazem uso contínuo de medicamentos, adicionar contatos de emergência e compartilhar as informações com médicos por quem estejam sendo acompanhados.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Sugestão de Leitura
Enquete

Deus pode usar a doença para provar uma pessoa?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...
Lista de Links
Copyright 2007-2012, Jota7.com - Todos os direitos reservados.