Lenir Rodrigues e Gabriel Picanço participam do Parlamento Amazônico

Publicado em 23 novembro 2016

 

O tráfico humano é um dos temas que estão sendo apresentados e discutidos na IX Reunião Ampliada do Colegiado de Deputados do Parlamento Amazônico, evento que acontece até sexta-feira, 25, em Cuiabá – Mato Grosso. A Assembleia Legislativa de Roraima está sendo representada pelos deputados Lenir Rodrigues (PPS) e Gabriel Picanço (PRB).

A deputada Lenir, que responde pela Procuradoria Especial da Mulher na ALERR, destacou que dentro das atividades sobre o tráfico humano, na última segunda-feira, 22, a equipe do Núcleo de Tráfico de Pessoas esteve em Lethem, na Guiana, promovendo uma capacitação sobre as leis brasileiras relacionadas ao tema, para os guianenses. Segundo ela, já está sendo projetada uma capacitação para os técnicos do Núcleo sobre as leis dos guianeses também. “Temos uma experiência nessa área de enfrentamento ao tráfico humano e estamos levando isso como contribuição para a Amazônia Legal durante o Parlamento Amazônico”, disse.

A parlamentar avaliou de forma positiva esses encontros do Parlamento Amazônico, pois fortalecem os deputados participantes. “Tratamos de temas que dizem respeito a toda Amazônia, como: energia – nosso foco é a interligação por meio de Tucuruí; a questão das rodovias. E agora estivemos lutando pelo fortalecimento da ligação entre a Guiana, para que o país vizinho conseguisse – e já conseguiu – a aprovação do asfaltamento entre Lethem e Lindem”, pontuou.

Outro assunto que tem sido destaque nessas reuniões, segundo Lenir, é a construção de um poço de águas profundas, o que interessa aos produtores de arroz e soja de Roraima para escoar a produção, tanto para Guiana, como para o Caribe e a Europa. “A Guiana é um corredor muito importante para o mercado financeiro. Além disso, com a descoberta do petróleo e a previsão de começar a produção em 2020 naquele país, a Guiana promete muito progresso para os próximos anos”, acrescentou.

Sobre esse crescimento do país vizinho, a deputada afirmou que há várias ideias, inclusive de outros deputados que sugeriram o fortalecimento da relação educacional de nível universitário das instituições de ensino de Roraima com a Guiana. Segundo ela, deverá ser necessário fortalecer o projeto iniciado desde 2013 sobre a escola de fronteira no Bonfim.

Durante a reunião do Parlamento Amazônico outro tema a ser abordado pelos deputados será sobre a exploração sustentável do jacaré na Amazônia. O evento reúne deputados dos nove estados da Amazônia Legal.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Sugestão de Leitura
Enquete

Deus pode usar a doença para provar uma pessoa?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...
Lista de Links
Copyright 2007-2012, Jota7.com - Todos os direitos reservados.