NO AEROPORTO Assembleia ministra palestra sobre violência contra mulher

Publicado em 29 novembro 2016

 

Os funcionários do Aeroporto Internacional de Boa Vista participaram de uma palestra sobre o enfrentamento à violência contra a mulher, na tarde desta segunda-feira, 28, no auditório do aeroporto. O evento foi solicitado pela Infraero à Assembleia Legislativa de Roraima, Procuradoria Especial da Mulher do Poder/Núcleo de Proteção às Vítimas de Tráfico de Pessoas, e faz parte da programação dos 16 dias de ativismo e enfrentamento à violência doméstica, campanha mundial que tem a adesão do Poder Legislativo.

A ideia é trabalhar a questão da sensibilidade e o olhar diferenciado para que cada funcionário do aeroporto, no ambiente de trabalho ou até mesmo em casa, possa observar as questões de violência. “Que a sensibilização vá além da paciência. Nosso objetivo é verificar de que forma vamos trabalhar essas questões da não violência aqui em Roraima e no mundo”, disse a coordenadora do Núcleo de Proteção às Vítimas de Tráfico de Pessoas, Socorro Santos.

Ela disse que para identificar e ajudar a mulher que sofre violência é necessário observar o olhar dela. “Ela não quer ser tocada, olhada, não quer conversar. Costumo dizer que precisamos ter um olhar de águia, especializado, ou seja, ver se ali existe um problema para buscarmos ajuda”, destacou a coordenadora.

Durante a palestra, Socorro relatou sobre as questões do tráfico humano e uma das funcionárias que estava presente perguntou sobre como identificar isso, tendo em vista que no aeroporto já se trabalha com outras questões relacionadas ao tráfico (de entorpecentes, por exemplo). Sobre isso, a coordenadora do Núcleo explicou que a situação é complexa, mas uma das características é que a pessoa vítima de tráfico humano geralmente não leva mala.

Socorro adiantou que a intenção é que os funcionários do aeroporto também façam parte da Rede de Enfrentamento à Violência. Segundo ela, ao observar algum indício de violência contra a mulher, é necessário informar aos demais componentes da rede. “Vamos ter outras atividades para levar sensibilidade para este público”, comentou.

O superintendente da Infraero no Aeroporto de Boa Vista, Carlos Augusto Santos de Andrade, disse que os aeroportos no Brasil estão fazendo atividades relacionadas à Campanha 16 dias de Ativismo e em Boa Vista a divulgação está ocorrendo com mensagens de conscientização contra a violência no sistema de som a cada 30 minutos e o apoio do Núcleo, por meio da palestra.

“A violência deve ser evitada. Temos equipes, órgãos públicos que trabalham aqui 24 horas e ficam monitorando tudo, em caso de detectar alguma pessoa com intenções diferentes, pode entrevistar essa pessoa para verificar se são passageiros comuns e qual intenção dela. A palestra é para reforçar o conhecimento e sensibilizar homens e mulheres sobre a questão da violência”, disse o superintendente.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Sugestão de Leitura
Enquete

Deus pode usar a doença para provar uma pessoa?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...
Lista de Links
Copyright 2007-2012, Jota7.com - Todos os direitos reservados.