Prefeita de Boa Vista apresenta programa Família Que Acolhe em Nova Iorque

Publicado em 30 novembro 2016

Boa Vista, capital de Roraima, foi a única cidade brasileira convidada para workshop do Pacto Global para o Desenvolvimento da Primeira Infância em Nova Iorque, nos Estados Unidos. A prefeita Teresa Surita foi convidada pela Academia de Ciências do estado americano para apresentar o programa Família que Acolhe no encontro que reúne representantes de mais 13 cidades ao redor do mundo, pesquisadores e agências financiadoras.

 

O encontro acontece nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro na sede da Academia de Ciências, localizada no prédio do One World Trade Center, em Manhattan. O objetivo do evento é identificar desafios comuns entre as cidades participantes; compartilhar aprendizado entre programas e buscar novas ideias na área do desenvolvimento infantil. A partir da troca de experiências, a ideia é lançar a rede do Pacto Global pela Primeira Infância e identificar oportunidades de ação coletiva na área.

 

A primeira infância, fase que vai desde a gestação até os seis primeiros anos de idade, tem ganhado cada vez mais espaço não só no mundo acadêmico, mas entre as políticas públicas de cidades e nações. Isso porque as pesquisas mais recentes provaram que investir nos primeiros anos de vida das pessoas pode representar uma economia grande para os países. Se o que acontece neste período da vida é responsável por nos marcar para sempre, então proporcionar melhores oportunidades nesta fase pouparia problemas com violência e droga, por exemplo.

 

A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, vai participar de duas rodadas de discussão durante o encontro. A primeira sobre como formas de trabalhar e fortalecer a relação dos pais com os filhos dentro de casa, e, a segunda, sobre o trabalho dentro das creches. Ela também irá compor três diferentes grupos de trabalho que abordarão o papel do gestor na tomada de decisão. “Essa é uma responsabilidade muito grande para mim, pois levarei para dentro do ambiente científico o que é a minha prioridade dentro da política: o cuidado com a primeira infância. Se hoje o FQA é referência em todo o mundo é porque fazemos um trabalho muito sério em Boa Vista, que já apresenta resultados e, de certa forma, surpreende até mesmo os países desenvolvidos”, afirmou a prefeita.

 

Os resultados dessas deliberações serão reunidos, sintetizados e devolvidos como um relatório a todos os participantes. O relatório, por fim, orientará o Pacto Global para os próximos passos na área do Desenvolvimento da Primeira Infância. A intenção da Academia de Ciências de Nova Iorque é continuar essa iniciativa para além do workshop, permitindo a criação de uma rede permanente que ligará cidades, prefeitos e especialistas em Desenvolvimento da Primeira Infância. Com isso, o que se pretende é fortalecer uma rede permanente de cidades comprometidas em melhorar a vida das crianças em seus primeiros anos de vida.

 

Rede Família que Acolhe – Ao tornar a primeira infância uma prioridade no município, a Prefeitura de Boa Vista chamou a atenção do mundo para essa temática por meio do programa Família Que Acolhe. Depois do reconhecimento de instituições nacionais e internacionais especialistas em primeira infância, a Academia de Ciências de Nova Iorque firmou parceria com a prefeitura para estudar os impactos do FQA na vida das crianças da capital.

 

O Família Que Acolhe, criado em 2013, é uma política pública integrada para a primeira infância, garantindo o acesso à saúde, educação e desenvolvimento social de maneira integrada.

Atualmente o FQA atende 7.720 beneficiários, destes 840 gestantes e 5 homens. Mães e pais que participam do FQA e da Universidade do Bebê garantem vaga para seus filhos entre 2 e 4 anos nas Casas Mães – creche diferenciada da Prefeitura de Boa Vista. São prioridade no atendimento filhos de mães de baixa renda, adolescentes, gestantes participantes do Bolsa Família, reeducandas gestantes do sistema penitenciário, famílias que recebem o Bolsa Família, cadastradas no CadÚnico e em vulnerabilidade social, que sejam identificadas pela Secretaria Municipal de Gestão Social.

Além dos cuidados profissionais, orientações e serviços oferecidos, também recebem enxoval, vale transporte e saem de lá com a proposta de um novo conceito sobre o cuidar.

Sobre a Academia de Ciências de Nova Iorque – É uma das organizações mais importantes do mundo. Tem 200 anos de fundação e reuniu grandes nomes de ciência mundial como: Albert Eistein, Charles Darwin e Louis Pasteur.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Sugestão de Leitura
Enquete

Deus pode usar a doença para provar uma pessoa?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...
Lista de Links
Copyright 2007-2012, Jota7.com - Todos os direitos reservados.