Agroecologia é destaque durante a XI SNCT em Roraima

Publicado em 21 outubro 2016

 

 

 

“Agroecologia e a segurança alimentar”, “Adubação verde em Sistemas Agroecológicos” e “Transição Agroecológica”, foram apenas alguns dos temas abordados nas palestras realizadas esta semana durante a realização da XI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), na Universidade Estadual de Roraima – UERR. Paralelo ao evento, que teve início no dia 17, aconteceu também o 2º Simpósio de Agroecologia que reuniu palestrantes de renome nacional e internacional na área, além dos relatos de experiências do próprio Estado e apresentação de trabalhos científicos de alunos da graduação e pós-graduação da universidade e instituições convidadas.

De acordo com o professor Plínio Henrique de Oliveira Gomide, da Comissão Organizadora do evento e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia (PPGA) da UERR, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é realizada com o objetivo de popularizar a Ciência, Tecnologia e Inovação e figura como um importante espaço de trocas acadêmicas, sociais e comunitárias uma vez que se organiza em torno de atividades técnico–científicas bem como de divulgação (oficinas, minicursos). Este ano o tema da SNCT foi Ciência alimentando o Brasil. “Este ano estamos muito satisfeitos com a participação no evento, principalmente dos alunos dos nossos cursos e das demais instituições convidadas que fizeram a exposição dos trabalhos de pesquisas desenvolvidos por eles e com o esforço de todos os colaboradores que contribuíram para a realização dessa Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Tivemos diversas palestras importantes e temos certeza de que quem prestigiou nossos palestrantes ficaram satisfeitos também com a possibilidade da troca de conhecimento gerado”, ressaltou o professor que também é doutor em Agronomia da UERR.

Entre os palestrantes convidados estiveram participando do evento nomes como Carlos Alberto Barbosa Medeiros, doutor e pesquisador da Embrapa Clima Temperado; Arison José Pereira, doutor e  professor da Universidade Federal de Tocantins; João Paulo Guimarães Soares, doutor e pesquisador da Embrapa Cerrados; Aline Dorneles, doutora e professora da Universidade Federal do Rio Grande -FURG; Valdely Ferreira Kinupp, doutor e professor do Instituto Federal do Amazonas – IFAM; Ildeu Moreira, Vice-Presidente da SBPC; Sebastião Rodrigo Ferreira, doutor da Universidade Federal de Roraima – UFRR; Bernard José Pereira Alves, doutor do Instituto Federal de Roraima – IFRR e Ricardo Luiz Ramos, doutor da UERR, além do relato de experiência do presidente da Associação Hortivida, Francisco Canindé da Silva Bessa.

Nesta sexta-feira, a programação de encerramento da XI SNCT, aconteceu durante todo o dia com apresentação de trabalhos científicos inscritos, de forma oral, mesa redonda sobre “Contribuições da SBPC para a criação da Fundação de Amparo a Pesquisa de Roraima e sua importância para o desenvolvimento da Ciência em Roraima”, atividades culturais e exibição do documentário “Remoção”, além de uma roda de conversa com o cineasta Anderson Quack.

O encerramento oficial da XI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), acontece no domingo, 23, com a realização da 1ª na rua com Ciência: corrida de 5 km e caminhada de 2 km, com largada em frente da UERR.

Este ano a SNCT foi uma realização do Núcleo de Pesquisa e Estudo em Educação em Ciências e Matemática (Nupecem/UERR); Laboratório de Turismo, Ecologia e Meio Ambiente – LABTEMA/UERR e Vagalume RR – Corredores de Rua, com apoio da Universidade Estadual de Roraima – UERR, Universidade Federal de Roraima – UFRR, Embrapa Roraima, CNPq, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações.

 

Mais de 100 trabalhos foram selecionados para a XI SNCT

 

A apresentação de trabalhos científicos inscritos na XI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Roraima (SNCT), contou com 116 trabalhos selecionados com temas diversificados em áreas da matemática, ciências, administração, línguas, educação, e muitos outros trabalhados pelos alunos dos cursos da UERR e instituições convidadas. A exposição dos trabalhos em pôster foi realizada em tenda montada em frente ao Auditório da UERR e a apresentação dos trabalhos orais no Auditório.

Este ano a exposição contou com trabalhos resultados de experimentos de campo sobre produtividade de milho verde em Roraima, realizados por alunos da terceira turma do Programa de Pós-Graduação do curso Mestrado em Agroecologia – PPGA. Os experimentos, realizados no primeiro semestre deste ano, como parte da disciplina de Estatística, ministrada pelo professor Edmilson Evangelista da Silva, Doutor e Pesquisador de Sistemas Integrados de Produção da Embrapa Roraima.

Os estudos foram implantados em área experimental da própria Embrapa Roraima, que deu apoio ao desenvolvimento dos projetos, e avaliaram o “Plantio consorciado de milho e feijão caupi sob diferentes espaçamentos em transição agroecológica em Roraima”, “Produção de milho verde em consórcio com Crotalaria juncea sob diferentes dosagens de N em transição agroecológica em Roraima” e “Uso de leguminosas como alternativas de adubação na cultura do milho verde no lavrado de Roraima”.

Além dos trabalhos da turma de Mestrado em Agroecologia, também foram apresentados trabalhos sobre “O Estudo da Química do Ferro com abordagem na experimentação problematizadora”, “Projeto Horta Escolar “Alimente-se bem”: Alunos Indígenas e a promoção da reeducação alimentar”, “Ocorrência de insetos e ácaros em cultivos de banana no Sul do Estado de Roraima”, “Levantamento da comercialização de olerícolas na feira Amazondalva no município de Rorainópolis – RR”, “Análise de caso das comunidades do baixo rio branco no município de Caracaraí-RR: Perspectivas e desenvolvimento sustentável” e outros.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Sugestão de Leitura
Enquete

Deus pode usar a doença para provar uma pessoa?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...
Lista de Links
Copyright 2007-2012, Jota7.com - Todos os direitos reservados.