EMPREENDEDORISMO

Publicado em 27 março 2011


O Sebrae anunciou na noite desta sexta-feira (25) o nome das duas ganhadoras do Prêmio Mulher de Negócios, edição 2010. As vencedoras foram a empresária Francinete Amaro Santos, da empresa Constrol que ganhou na categoria Pequenos Negócios e a empresária Lenara Lucy Wottrich, da Cooperativa de Hortifrutigranjeiros de Boa Vista (Coophorta), que levou o prêmio na categoria Negócios Coletivos.

A cerimônia aconteceu no auditório do Hotel Aipana e contou com a presença da superintendente do Sebrae, Luciana Surita, superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Lídia Tavaras, empresários, dirigentes lojistas e imprensa. O evento foi acompanhado ainda pela maioria das 43 mulheres empreendedoras inscritas no Prêmio que prestigiaram o evento. Um dos critérios do Prêmio é o sigilo absoluto até a noite de premiação.
Antes da premiação das vencedoras, o Sebrae anunciou o nome de todas as nove finalistas: Constrol, CoopHorta, Corpo e Forma, Clínica Corpus, Empresa Dananda, Mix Variedades, Tortas & Tortas, Yazigi Internexus e Serviços Vitória.
As vencedoras receberam troféus, certificados e participarão de um bem estruturado programa de treinamento oferecido pelo Sebrae. Elas ainda permanecem na disputa pelo Prêmio em nível nacional, que é uma viagem internacional para um centro de empreendedorismo em qualquer lugar do mundo.

Para a Lídia Tavaras, que compõe a comissão julgadora, o Prêmio é uma forma de homenagear e dar visibilidade ao trabalho dessas mulheres, que “fizeram da vontade de realizar algo positivo para Roraima”.

A superintendente do Sebrae, Luciana Surita destacou a trajetória de luta dessas mulheres, reconhecendo que a história de cada uma delas já é uma prova de que são vencedoras. “É um momento especial poder homenagear essas mulheres guerreiras. Espero que possamos levar Roraima para etapa nacional do prêmio”, disse.

Vencedoras
Emocionada, Francinete dedicou o prêmio primeiramente a Deus e aos filhos que estavam presentes. “É muito difícil, a batalha é grande, mas receber um prêmio como esse é gratificante”, declarou.

Natural de Piripiri (PI), a empresária lembra da primeira experiência com vendas ainda na adolescência como consultora da Avon. Em Roraima há mais de trinta anos, passou por quatro empregos, e em 1994 juntou economias e rescisão de um contrato de trabalho e abriu a Constrol, empresa especializada na venda material de construção, ramo, até então dominado por homens. Hoje, ela ocupa o cargo de presidente do Sindicato das Lojas de Material de Construção (Sinducon).

Aproveitou ainda para deixar uma palavra de incentivo para outras mulheres: “Por mais difícil que pareça, não desistam; vão em frente, que a gente consegue”, garantiu.

Lenara é gerente geral da Coophorta, cooperativa de trabalhadores da agricultura familiar, que congrega mais de 240 cooperados. A engenheira agrônoma roraimense, conta que foi na horta da família que aprendeu a lidar com frutas e legumes.

Surpresa com a premiação, confessou não esperar ganhar o Prêmio, e compartilhou com os colegas de trabalho o sucesso do negócio. “O Prêmio valoriza a mulher e reconhece nosso trabalho, além de incentivar as outras a se dedicarem ainda mais”, avaliou.




Sugestão de Leitura
Enquete

Deus pode usar a doença para provar uma pessoa?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...
Lista de Links
Copyright 2007-2012, Jota7.com - Todos os direitos reservados.