Reportagem sobre -Cair no Espírito- no Domingo Espetacular gera indignação de evangélicos

Publicado em 14 novembro 2011

Em outros momentos a emissora, ligada à Igreja Universal, já despertou criticas ao veicular matérias sobre questões de fé.
O tema não é novo, a polêmica do “cair no Espírito” que é discutida entre evangélicos pentecostais e tradicionais há, pelo menos, 20 anos. Desta vez, contudo, a discussão era sobre o movimento ser tratado como “seita”, cujo fundador seria um pastor chamado Paul Gold.
A chamada da TV Record dizia “O culto, que atrai cada vez mais seguidores no Brasil e no mundo, chama a atenção por expor seus seguidores a rituais perigosos e intrigantes. Comandados por um líder religioso, os fiéis ficam imóveis, caem e se debatem, em transe, no chão; muitas vezes, todos ao mesmo tempo. O Domingo Espetacular investigou o fenômeno e entrevistou ex-fiéis, psicólogos e neurologistas. Em uma conversa exclusiva com a repórter Heloísa Vilela, um dos fundadores do movimento, arrependido, revela que as práticas vão contra às Escrituras Sagradas e pede que os brasileiros e os pastores não adotem essa doutrina, pois, segundo ele, não se trata de uma manifestação sagrada”.
Ao longo dos 40 minutos do programa, dezenas de imagens de igrejas pentecostais do Brasil e do exterior foram mostradas. Pessoas caindo e pastores orando e gritando davam um tom sensacionalista à narrativa.
Um dos trechos mais controversos foi à entrevista com o pastor Jacob Goldberg, que se diz arrependido de ter “começado” esse movimento e hoje o critica. A igreja Vineyard de Toronto, Canadá, e o pastor Randy Clark realmente são tidos por muitos como a popularizadora do “cair no espírito” durante um avivamento que resultou na criação do termo “benção de Toronto”, divulgada por muitos pastores. A ênfase era nas risadas e nos sons de animais feitos pelas pessoas presentes ao culto e que se diziam cheias do Espírito Santo.
O tema já foi amplamente discutido por teólogos e pastores em dezenas de livros e artigos ao longo das últimas duas décadas.
Os evangélicos, sobretudo os de tradição pentecostal não gostaram da abordagem. No Twitter, a hashtag #vergonharecord rapidamente se tornou uma das mais comentas e alcançou o primeiro lugar do Trending Topics (assuntos mais comentados do momento).
Muitos faziam chacota, acusando os crentes de serem burros e facilmente manipuláveis. Outros tentavam defender a prática usando experiências próprias e citando versículos bíblicos.
O pastor Silas Malafaia, que acompanha de perto o Twitter, escreveu “estarei fazendo comentários sobre a palhaçada de Edir Macedo na Record contra os pentecostais”.
Procurando responder a matéria exibida, o Portal Diante do Trono publicou um nota se posicionando a respeito da maneira como a equipe de jornalismo da emissora tratou o assunto e afirmando que Edir Macedo não aceitou os atos de reprovação demonstrados pela maioria dos cristãos que tomaram conhecimento da declaração que ele fez sobre os cantores evangélicos, dizendo que 99% deles eram endemoninhados.

[i]\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\”É realmente uma pena vermos uma emissora como a Record, comprada com dinheiro dos fieis da Igreja Universal do Reino de Deus e administrada pelo Bispo Macedo e diversos outros bispos da Universal, sendo utilizada para propagar uma mensagem que gera na cabeça dos leigos uma certa reprovação pelos evangélicos e suas práticas. Fica claro que o “Bispo” não gosta de sair vencido de uma discussão, e usa todas as armas que possui para convencer as pessoas de que seus argumentos, tantas vezes vagos, está certo. Nós, da mídia cristã (Sites, Programas de TV e rádio) não podemos nos calar diante disso, e muito menos aqueles que veem essas barbaridades e não conseguem ficar calados. É preciso muita oração, portanto, mãos à obra. Os tempos não são fáceis, e pessoas que deviam unir, só para ter uma ideia, estão tentando dividir o rebanho, em busca de seus próprios interesses. Só Jesus na causa!\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\” dizia a nota.[/i]

[b]E você, o que pensa sobre isso? Comente aqui![/b]


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 Respostas Reportagem sobre -Cair no Espírito- no Domingo Espetacular gera indignação de evangélicos

  1. fernanda sousa disse:

    É um absurdo o que o Edir Macedo deixou ir ao ar na emissora que o povo de Deus deu para ele. Agora o que resta é que as pessoas abram os olhos e vejam quem ele é. É verdade que tem falsos profetas que fazem malabarismo e palhaçada em alguns pulpitos mas, não há nada oculto que não seja revelado

  2. cleverson disse:

    è um lobo vestidoem pele de cordeiro…o próprio satanás inssisteem ser anjo de luz…Deus tenha misericórdia desse senhor

  3. Márcia Siray disse:

    Como um reporter se sujeita a dizer tantas mentiras? generalizando o mal comportamento de uma igreja nos estados unidos. Quando se zomba da ação do Espirito Santo não tem perdão, infelizmente a sentença já está dada para esta reportagem. Quem tem o Espirito Santo sabe como Ele se comporta.

    • Beluu disse:

      Off toppic, mas prsceio dizer: essa mania de comparar coisas no Brasil a faixa de gaza, terroristas e ditadores crue9is ao redor do mundo e9 de uma falta de sensibilidade terredvel contra quem realmente vive nessas condie7f5es Tenho a impresse3o que praticamente sf3 a meddia velha este1 fuzilando o blog da Petrobre1s. Ela e alguns leitores mais iludidos pelo terror jornaledstico.Minha maior curiosidade agora e9 ver se a Petrobre1s este1 preparada para o que vc apontou e acontecere1 inevitavelmente. Cheguei a deixar um comente1rio le1 falando sobre isso, mas ne3o voltei para ver se houve resposta.Tenho certeza que a Petrobre1s ne3o pensou muito na cobrane7a que ela passaria a sofrer por nf3s, vozes anf4nimas timidamente conectadas. Creio que ela deve ter pensado apenas em equilibrar sua voz frente e0 voz da meddia.Isso pode levar a empresa a se9rias dificuldades se ela demorar a perceber que o poder das vozes coletivas caminha rapidamente para se tornar maior que o da meddia velha.Seja como for estou achando fante1stico testemunhar seja le1 o que for que este1 acontecendo nesse inedcio de se9culo que mais parece inedcio de mileanio

  4. ev,marco aurelio disse:

    o homem que conheçe a Deus mas anda com proposito segundo o seu coração a sua visão é como um atar de aguia.Que avistando a presa de longe desce ao seu encontro não para socorre-la mas para devora-la!
    Deus nos ultimos dias da igreja na terra tem misericordia de nos.
    Ovelhas do pasto do Senhor.

  5. Rodolfo Gomes Junior disse:

    Bom, esperar algo de proveitoso vindo dos lábios de \”Sr.\” Edir Macedo seria o mesmo que esperar abundância de água no deserto, isso é um fato! Mas não podemos ocultar também que não existem quaisquer comprovações bíblicas acerca desse assunto, e se o houver, é de dúbia interpretação! Paz a todos

  6. XRumerTest disse:

    Hello. And Bye.



Sugestão de Leitura
Enquete

Deus pode usar a doença para provar uma pessoa?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...
Lista de Links
Copyright 2007-2012, Jota7.com - Todos os direitos reservados.