A cada dez dias uma nova igreja evangélica é inaugurada na França

Publicado em 15 fevereiro 2012


De acordo com o Conselho Nacional dos Evangélicos da França (CNEF) a cada dez dias uma nova igreja abre as portas, provocando um boom e tornando o neopentecostalismo a corrente religiosa com o maior número de praticantes.

Para o sociólogo das religiões, sébastien Fath, há uma razão para essas igrejas começarem a crescer no país: “A primeira razão é simplesmente a necessidade de esperança”. Fath é especializado em protestantismo e autor do livro Do gueto à rede – O protestantismo evangélico na França e do recém lançado Nova França Protestante – Desenvolvimento e crescimento no século XXI.

Para ele o crescimento se dá pelo fato das igrejas responderem ás necessidades geradas pela crise econômica como a solidão, por exemplo. “O Estado não pode fazer tudo, as prestações sociais e capacidades de intervenção são em geral fragilizadas, pois há menos dinheiro público. A igreja evangélica responde às necessidade que o Estado não se encarrega mais”, diz Fath.

O sociólogo percebe que apesar de ter muitos fiéis nas classes mais favorecidas essas igrejas que estão crescendo na França recebem em sua maioria jovens imigrantes, principalmente chineses, coreanos e originários das antigas colônias francesas na África. Em dezembro passado 24,2% desses jovens estavam desempregados.

Enquanto o estudioso afirma que a crise tem levado as pessoas para as igrejas, o presidente do CNEF, Étienne L’Hermenault, diz que esse aumento é o resultado da sede das pessoas pela religiosidade. “A crise não é simplesmente financeira, mas também moral. Há um cansaço, de uma sociedade que perdeu muitas referências e que busca valores”, diz o pastor batista.

Muito parecido com o que acontece no Brasil, essas igrejas utilizam uma forma de comunicação contemporânea para atrair os novos fiéis que em sua metade professavam outras religiões antes de se converterem ao protestantismo neopentecostal. “É a proximidade entre nós, os pastores, e nossos fiéis que faz a força do movimento evangélico”, afirma Amos Ngoua Mouri, pastor da Communauté Évangélique la Bonne Nouvelle, no norte de Paris.

Ao todo existem 2308 igrejas em território francês, o que representa uma para cada 30 mil habitantes, mas o pastor L’Hermenault, que também é presidente da Faculdade Livre de Teologia Evangélica de Vaux sur Seine, tem um objetivo bastante ousado de alcançar a meta de ter uma igreja para cada 10 mil habitantes.




Sugestão de Leitura
Enquete

Deus pode usar a doença para provar uma pessoa?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...
Lista de Links
Copyright 2007-2012, Jota7.com - Todos os direitos reservados.